Oftalmologia Araucária > Ceratocone > O que é o Ceratocone

O que é ceratocone

Doença degenerativa da córnea, o ceratocone acontece quando alterações na estrutura da córnea tornam-na mais fina, modificando a sua curvatura e dando-lhe uma forma mais cônica que o normal. O ceratocone bilateral (nos dois olhos) é mais frequente que o ceratocone unilateral (ceratocone em apenas um olho). Em estágios mais avançados, pode causar cegueira ou perda significativa da visão.

Normalmente, o ceratocone causa alterações visuais como baixa de visão, diplopia (percepção de duas imagens) ou poliopia (imagens múltiplas), além de sensibilidade exagerada à luz (fotofobia). Esses sintomas tendem a piorar de acordo com a evolução da doença.

O diagnóstico do ceratocone é feito por observação clínica e por meio de exames complementares de diagnóstico. O exame no diagnóstico de ceratocone mais utilizado é a topografia corneana. A topografia de córnea é um exame ocular que permite avaliar anomalias grosseiras ou incipientes na superfície anterior ou posterior da córnea, permitindo efetuar o diagnóstico de ceratocone e de outras patologias.

Tratamentos para ceratocone

Inicialmente, o ceratocone pode ser corrigido com uso de óculos ou lentes de contato, que devem ser semirrígidas ou rígidas, dependendo da evolução do quadro, do tipo de ceratocone e da capacidade de adaptação do paciente. Quando não é possível corrigir a acuidade visual com uso de lentes, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

Uma das técnicas mais utilizadas atualmente é chamada de Anel de Ferrara. Esse procedimento implanta anéis corneanos no estroma da córnea de modo a modificar a sua curvatura, obtendo assim excelentes resultados visuais.

Dependendo do caso, também é possível a realização do Crosslinking, que aumenta a rigidez da córnea por meio da aplicação de um laser diretamente na córnea. Durante o procedimento, a córnea é regada com riboflavina, composto que está presente no nosso organismo e absorve a luz UV. Ao aplicarmos a riboflavina na córnea, associando ao uso de luz UV, conseguimos aumentar a rigidez da córnea, diminuindo as distorções.

Quando a córnea não tem condições físicas ou está muito cônica ou turva, pode ser indicado o Transplante de Córnea.