Oftalmologia Araucária > Catarata > O que é a Catarata

A catarata ocular é caracterizada pela perda progressiva da transparência do cristalino, que com o passar do tempo, torna-se opaco (turvo). O cristalino possui um papel importante na formação da imagem na retina. Sendo a lente natural do olho, é ele que permite a focagem dos objetos de longe e de perto. Qualquer alteração na constituição do cristalino altera a formação das imagens na retina e, consequentemente, na visão.

Geralmente, o desenvolvimento da catarata ocular ocorre de forma muito lenta, demorando vários anos até que os sintomas se tornem acentuados. Quando a catarata evolui, ela compromete a visão de forma significativa, levando à necessidade de intervenção para que a função visual se restabeleça.

Os sintomas da catarata são, habitualmente, visão turva ou embaçada, diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste, visão dupla (diplopia), aumento da sensibilidade à luz (fotobofia), alteração frequente dos erros refrativos (mudança frequente dos óculos) e diminuição da visão noturna.

Apesar do envelhecimento ser a causa mais frequente de catarata, seu surgimento também pode estar relacionado a situações como realização de cirurgias intraoculares, uso de alguns tipos de medicamentos, infeções e inflamações oculares ou trauma na região ocular, dentre outros.

O único tratamento para catarata é a cirurgia. A cirurgia de catarata é realizada por meio da emulsificação do cristalino, isto é, o núcleo é microfragmentado e aspirado por uma ponteira (facoemulsificação). Após esse procedimento, uma lente intraocular (LIO) é implantada no lugar que anteriormente era ocupado pelo cristalino, devolvendo a transparência necessária à visão.

Atualmente, a técnica mais segura para a correção da catarata é a cirurgia a laser. O aparelho LenSx opera com um laser de femtosegundo, que corresponde a um milionésimo de um bilionésimo de segundo. Dessa forma, o procedimento é rápido, seguro e eficaz, com incisões mais finas e concisas.O procedimento cirúrgico com LenSx é diferente da cirurgia convencional, que utiliza lâminas de bisturis e pinças. Além disso, a cirurgia a laser possui maior precisão por conta da automação do procedimento.

Durante a cirurgia, o médico mede a córnea e o cristalino e todas as imagens são registradas. Depois, são aplicados pulsos de laser na cápsula do cristalino e a área afetada pela catarata é cortada e retirada.

Após o laser cortar o cristalino com precisão, é realizada a microfragmentação e aspiração dos fragmentos. Na sequência, o cristalino é retirado por meio de uma capsulotomia e a lente artificial é inserida. O laser concretiza etapas delicadas da cirurgia de forma eficaz, facilitando também o período de recuperação do paciente.