O Crosslinking é uma técnica inovadora utilizada no tratamento de pacientes com ceratocone. Com a utilização da Riboflavina (vitamina B2) e uma luz ultravioleta UVA, fortalece a córnea por meio da mudança das ligações entre as moléculas do colágeno corneano. Entretanto, o crosslinking corneano não cura o ceratocone, apenas evita a progressão do quadro. Quando é realizado nas fases iniciais do ceratocone, o procedimento impede a evolução da doença, reduzindo a probabilidade do Transplante de Córnea.
O procedimento é realizado dentro do centro cirúrgico e a anestesia é feita com colírio anestésico. O tratamento consiste na aplicação de uma solução de riboflavina sobre a córnea até que esta esteja completamente embebida pela substância.Em seguida, procede-se com a irradiação da córnea com luz ultravioleta (UVA) por 30 minutos. Ao final da aplicação, é colocada uma lente de contato que deverá ser retirada alguns dias após o procedimento.
Até a retirada da lente de contato pode haver desconforto ocular associado à sensação de corpo estranho, ardência, lacrimejamento e dor leve. Após esse período, os sintomas tendem a diminuir. A recuperação visual é gradual, em geral, voltando ao normal 30 dias após o procedimento.