Oftalmologia Araucária > Catarata > Cirurgia de Catarata

O único tratamento para a catarata é a cirurgia. A cirurgia de catarata é realizada por meio da emulsificação do cristalino, isto é, o núcleo é microfragmentado e aspirado por uma ponteira (facoemulsificação). Após esse procedimento, uma lente intraocular (LIO) é implantada no lugar que anteriormente era ocupado pelo cristalino, devolvendo a transparência necessária à visão.

Atualmente, a técnica mais segura para a correção da catarata é a cirurgia a laser. O aparelho LenSx opera com um laser de femtosegundo, que corresponde a um milionésimo de um bilionésimo de segundo. Dessa forma, o procedimento é rápido, seguro e eficaz, com incisões mais finas e concisas.O procedimento cirúrgico com LenSx é diferente da cirurgia convencional, que utiliza lâminas de bisturis e pinças. Além disso, a cirurgia a laser possui maior precisão por conta da automação do procedimento.

Durante a cirurgia, o médico mede a córnea e o cristalino e todas as imagens são registradas. Depois, são aplicados pulsos de laser na cápsula do cristalino e a área afetada pela catarata é cortada e retirada.

Após o laser cortar o cristalino com precisão, é realizada a microfragmentação e aspiração dos fragmentos. Na sequência, o cristalino é retirado por meio de uma capsulotomia e a lente artificial é inserida. O laser concretiza etapas delicadas da cirurgia de forma eficaz, facilitando também o período de recuperação do paciente.