Oftalmologia Araucária > Ceratocone > Anel de Ferrara

O Implante de Anel de Ferrara é indicado para pacientes portadores de ceratocone em evolução, intolerantes a lentes de contato ou com distorções acentuadas da córnea.O anel de Ferrara é uma órtese composta de dois segmentos semicirculares, de espessuras variáveis, com 5mm de diâmetro, confeccionada com o mesmo material utilizado nas lentes intraoculares (usadas na cirurgia de catarata).

O objetivo da cirurgia para implante do anel corneano é melhorar a visão. Esse implante serve para regularizar a superfície corneana que se encontra com uma forma cônica e irregular no ceratocone.Por ser um dispositivo rígido, ele poderá tornar mais firme a estrutura da córnea, evitando ou atrasando a evolução do quadro para um transplante de córnea.

É importante observar que essa cirurgia não tem finalidade refrativa, ou seja,não livra o paciente do uso de óculos ou lentes de contato. Na verdade, em quase metade dos casos, após a cirurgia do anel, ainda será necessário o uso de óculos ou lentes de contato.