Oftalmologia Araucária > Erros Refrativos

Os erros refrativos são uma condição ótica em que, num olho em repouso, os raios de luz paralelos não focam de forma correta na retina, sendo a causa mais frequente de diminuição da acuidade visual. Existem tipos diferentes de erros refrativos e algumas pessoas podem apresentar mais do que um erro refrativo na visão.

Miopia

Normalmente associada à genética, a miopia é um dos erros refrativos mais comuns. Ocorre quando a luz que entra nos nossos olhos se foca na frente da retina e não sobre ela, como deveria. Como causa dificuldade em ver “de longe”, é um problema ocular em que se consegue ver perfeitamente os objetos próximos, mas as coisas mais afastadas podem aparecer desfocadas.

Astigmatismo

É um problema causado quando a córnea tem um formato irregular. Ao invés de ter uma forma redonda ou esférica, pacientes com astigmatismo possuem córnea com deformações em seu formato.Essas irregularidades distorcem a luz quando esta entra nos olhos, gerando imagens desfocadas.

As crianças e os adultos com astigmatismo podem sentir dificuldade em ler um texto ou em ver pequenos detalhes tanto em objetos que estejam perto como mais afastados.

Hipermetropia

A hipermetropia causa dificuldade para enxergar de perto, assim, pessoas que possuem esse erro refrativo podem perceber problemas para ver televisão, por exemplo, mas enxergam bem as telas de cinema.

Geralmente ocorre em pessoas que possuem olhos menores que o normal, o que faz com que as imagens sejam focadas atrás da retina.

Presbiopia

Também chamado de “vista cansada”, é um problema ocular que afeta as pessoas a partir dos 40 anos de idade. Quando se manifesta, os objetos próximos começam a parecer desfocados.

Localizado abaixo da íris, o cristalino tem papel importante na refração, levando as luzes até a retina, onde a imagem se forma. À medida que envelhecemos, o cristalino perde a sua elasticidade, piorando após os 60 anos. Isso impede que os olhos foquem corretamente.

Tratamento

O tipo de correção indicada depende do erro refrativo e de fatores como idade do paciente e evolução do quadro. A maior parte das pessoas utiliza óculos ou lentes de contato, mas em alguns casos, é possível a realização de cirurgia refrativa.