CERATOCONE
CATARATA
A correção da visão a LASER é uma alternativa aos óculos e às lentes de contato. Essa cirurgia atua remodelando a superfície da parte frontal do olho, de forma a alterar o seu poder de focagem. Embora possa ser realizada para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo, nem todos os pacientes são candidatos à correção cirúrgica. É preciso avaliar fatores como nível de dioptria (grau) e se o quadro é estabilizado ou não, além da idade do paciente.
O LASIK é uma das técnicas mais modernas de cirurgia refrativa e envolve a criação de um flap com o LASER femtosegundo, seguido da aplicação do LASER excimer para remodelar a córnea. Esse procedimento leva a uma recuperação visual muito rápida (no prazo de 24 horas) com pouco ou nenhum desconforto.
A Ablação de Superfície Avançada (LASEK ou PRK) é um tratamento que também utiliza o LASER excimer para remodelar a córnea. Esse tipo de cirurgia é realizado sobre a superfície da córnea após a remoção do epitélio da córnea. A recuperação visual é mais longa do que com LASIK, mas os resultados visuais são idênticos.
No PRK, o epitélio é removido com laser e uma lente de contato terapêutica deve ser utilizada por alguns dias. A razão mais comum para a escolha dessa cirurgia em relação ao LASIK é espessura da córnea insuficiente para realização desse procedimento.